Seja Bem vindo a J.C. MELO CONTABILIDADE Tem o prazer de atender e esclarecer suas dúvidas

Quem Somos:



A JCMELO CONTABILIDADE é uma empresa do ramo de serviços contábeis e consultoria empresarial nova e moderna que busca o desenvolvimento contínuo de suas empresas-clientes. Oferecemos uma linha de serviços que vão além do cumprimento das exigencias legais, propondo uma assistência focada no ramo de atividade, na eficiência da gestão e na maximização dos resultados.



O empresário pode contar conosco para desenvolver suas idéias e projetos para que juntos possamos idealizar, planejar, implantar e traduzir nossos esforços em resultados reais.



Desenvolvemos nossos serviços de forma personalizada, de acordo com as caracteristicas e necessidades de cada de negócio, levando sempre em consideração o que os nossos clientes almejam.



A JCMELO CONTABILIDADE tem satisfação em discutir e transmitir os benefícios que a contabilidade traz para empresas e seus gestores, esclarecer dúvidas e transformar idéias em novos negócios.



NOSSO ENDEREÇO:



Av. Desembargador Gonzaga 633 - Cidade dos Funcionário - Fortaleza/CE



Tel: (085) 3032-1127

Acesse o nosso site: www.jcmelocontabilidade.com.br

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso e-mail: jcmelocontabilidade@gmail.com



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escrituração Contábil


Débito e Crédito: O que é crédito, o que é um débito. Para nós crédito é uma vantagem é débito uma desvantagem, bem, e para contabilidade o que seria um débito e um crédito. Para entendermos bem o que significa débito é crédito precisamos ter que entender o método das partidas dobradas. Que quer dizer, para todo lançamento de um tipo há outro corresponde de forma oposto, lembra-se da ação e reação da física, analogicamente é a mesma coisa, não há compra sem um desembolso ou contas a pagar, se há uma receita há uma entrada de dinheiro ou direito e dentre outros.
Na contabilidade empresarial há quatro tipos de contas: as contas do Ativo e Passivo (Contas Patrimoniais) e as contas de Receitas e Despesas (Contas de Resultado). Devemos ter em mente que toda vez que houver um aumento do ativo (entrada de dinheiro no caixa ou banco; ou entrada de um bem ou dinheiro) isso representará um lançamento a débito e quando houver uma diminuição do ativo (saída de dinheiro, direito ou bem) isso representará um lançamento a crédito.
No passivo acontece o contrário, um aumento (novas contas a pagar) representará um lançamento a crédito, e uma redução representará um lançamento a débito.
As contas de receitas e despesas são chamadas de resultado por que elas darão a condição patrimonial da entidade, toda vez que empresa tiver uma receita isso representará um crédito, pois haverá um débito no passivo, ou seja, as receitas financiarão o ativo por isso elas serão credoras do ativo. Em contra partida, toda vez que a empresa tiver uma despesa isso representará um débito, pois haverá um crédito no passivo, ou seja, as despesas irão gerar um saldo credor a favor de terceiras, por isso o lançamento é feito a débito e a crédito no passivo.

Representação Gráfica (Razonetes): Razonete é uma representação gráfica em forma de T bastante utilizada pelos contadores. É um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil. Através do razonete são feitos os registros individuais por conta, dispensando-se o método por balanços sucessivos. Como o balanço, o razonete tem dois lados; na parte superior do razonete coloca-se o título da conta que será movimentada. Posteriormente, os resultados individuais são transferidos para o Balanço Patrimonial para criação do demonstrativo contábil.
A importância dos razonetes é principalmente didática, para ajudar a entender como as operações de uma empresa ou organização são processadas pela contabilidade. Na prática, a fonte de dados para a obtenção de balancetes (que são a fonte dos Balanços Patrimoniais e DREs), é o Livro Diário. O Livro Razão, além dos registros de crédito e débito, também registra as datas e descrições das operações.
A vantagem do uso de razonetes é seu formato gráfico e simplificado, que facilita a visualização dos registros e sua dinâmica. Cada conta do BP ou da DRE é representada por um razonete, que registra os valores de crédito ou débito, dependendo de como um fato altera a conta. Vemos abaixo um exemplo de razonetes em branco para duas contas.

Esquema de razonetes
Vemos que os razonetes têm formato em T, com o nome da conta em cima, os débitos registrados na coluna da esquerda e créditos registrados na coluna da direita.
A lógica de Débito e Crédito da Contabilidade é diferente da usada no senso comum e gera confusão para quem não a compreende. No senso comum, crédito é o recebimento de dinheiro, enquanto débito é a saída de dinheiro. Na Contabilidade é diferente. A tabela abaixo resume como funciona essa lógica e é explicada, em seguida.

Tabela com lógica de débitos e créditos
Essa tabela mostra que:
  • Um aumento do Ativo deve ser debitado e uma diminuição creditada;
  • Um aumento do Passivo ou do Patrimônio Líquido deve ser creditado e uma diminuição debitada;
  • Um aumento da Receita deve ser debitado e uma diminuição creditada;
  • Um aumento da Despesa deve ser creditado e uma diminuição debitada;
É importante saber que as contas redutoras (ou retificadoras), como depreciação, provisões e capital a integralizar, entre outras, funcionam de modo inverso. Por exemplo, a depreciação é uma conta do ativo, mas por ser redutora, já que contabiliza perda de valor do patrimônio, é creditada quando aumenta e debitada quando diminui. As provisões também são contas do ativo e funcionam como a depreciação. O capital a integralizar é conta do Patrimônio Líquido, portanto é debitada quando aumenta e creditada quando diminui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário