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Quem Somos:



A JCMELO CONTABILIDADE é uma empresa do ramo de serviços contábeis e consultoria empresarial nova e moderna que busca o desenvolvimento contínuo de suas empresas-clientes. Oferecemos uma linha de serviços que vão além do cumprimento das exigencias legais, propondo uma assistência focada no ramo de atividade, na eficiência da gestão e na maximização dos resultados.



O empresário pode contar conosco para desenvolver suas idéias e projetos para que juntos possamos idealizar, planejar, implantar e traduzir nossos esforços em resultados reais.



Desenvolvemos nossos serviços de forma personalizada, de acordo com as caracteristicas e necessidades de cada de negócio, levando sempre em consideração o que os nossos clientes almejam.



A JCMELO CONTABILIDADE tem satisfação em discutir e transmitir os benefícios que a contabilidade traz para empresas e seus gestores, esclarecer dúvidas e transformar idéias em novos negócios.



NOSSO ENDEREÇO:



Av. Desembargador Gonzaga 633 - Cidade dos Funcionário - Fortaleza/CE



Tel: (085) 3032-1127

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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Contabilidade, a alma do negócio

Estruturação contábil é cada vez mais importante para organização e sucesso empresarial

Não manter a contabilidade de uma empresa organizada pode fazer com que ela, seus sócios e administradores sejam punidos por lei. Os motivos que levam a isso podem ser muitos: falta de tempo para apurar e controlar tributos, problemas com contratação e demissão de funcionários, negócios não previstos no contrato social, não seriedade em relação às documentações exigidas em cada atividade, falta de pagamento de impostos e muitos outros fatores.
E, para que problemas como estes sejam amenizados e até mesmo evitados, recomenda-se que as empresas terceirizem serviços contábeis. Considerada como a “alma do negócio”, a contabilidade é cada dia mais importante no dia-a-dia das empresas. “Levando em conta que as empresas que prestam serviços contábeis tendem a estar mais atualizadas e familiarizadas com as mudanças da legislação e obrigações que são implementadas pelos órgãos reguladores, os serviços por elas prestados tende a proporcionar maior segurança às empresas”, afirma o contador Gilmar Rissardi, da Bilanz Gestão Contábil.
De acordo com estudos realizados pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – o serviço contábil é o mais procurado entre os empreendedores brasileiros. Para o contador Gilmar Rissardi, que está à frente da empresa curitibana Bilanz Gestão Contábil, a eficiência da Receita Federal implica em que as empresas procurem contratar profissionais especializados para cuidar de sua contabilidade.
Com a correria do dia-a-dia é difícil que os empresários dediquem tempo suficiente para acompanhar de perto toda a estruturação contábil de uma empresa. Para isso, existem os serviços dos contadores, que participam e organizam, sempre com o acompanhamento dos empresários, de todas as etapas da empresa, desde a sua constituição, planejamento tributário, implantação de softwares corporativos, controles internos e muitos outros serviços necessários para uma boa operacionalização da empresa”, comenta Gilmar Rissardi.
No Brasil já houveram casos de empresas que não se preocuparam efetivamente com a organização de sua contabilidade e, por motivos diversos, acabaram com problemas junto aos órgãos reguladores. A advogada Inaiá Queiroz Botelho, da JB Advocacia Empresarial, alerta para algumas dificuldades que podem acontecer caso as empresas tenham problemas com os dados contábeis. “Os riscos da atividade empresarial são potencializados pela falta de organização contábil. É comum ver empresários sérios e responsáveis que acabam sendo autuados e multados pelo Fisco, e algumas vezes até indiciados por crimes fiscais, em decorrência de erros e orientações incorretas passadas por profissionais contábeis irresponsáveis e desatualizados.” Por isso, ressalta a advogada: “todo cuidado é pouco antes de contratar um profissional contador”, devendo o empresário cercar-se de bons profissionais a fim de evitar futuros aborrecimentos, “mesmo que isso custe um pouco mais caro” finaliza.
Desde que feita de forma responsável e correta, a contabilidade reflete a realidade de uma empresa e desobriga os empresários e contadores de responderem com bens pessoais em processos diversos. Os serviços de contabilidade devem ser vistos pelas empresas como ferramenta de gestão para conquistar bons resultados e ser bem sucedido no negócio.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS – EXERCÍCIO RESOLVIDO

 Esse exercicio e de grande complexidade e com ele é possivel fazer a maioria do mesmo tipo.

Exercício 03:

Em 01/01/2011 loja de maquinas e ferramentas apresentava o seguinte balanço patrimonial.


ATIVO
PASSIVO
ATIVO CIRCULANTE
Caixa Geral________________ 17.250,00
Fundo Fixo de Caixa__________ 5.000,00
Banco conta Movimento ______ 28.560,00
Contas a Receber ____________ 37.890,00
Estoques __________________ 52.360,00

ATIVO NÃO CIRCULANTE
Moveis e Equipamentos ______ 22.380,00
Veículos __________________ 45.000,00
Terrenos __________________ 55.000,00
Aplicações Financeiras _______ 80.000,00

TOTAL __________________ 343.440,00
PASSIVO CIRCULANTE
Fornecedores ________________ 46.250,00
Duplicatas a Pagar ____________ 33.420,00
Obrigações com Empregados ____ 18.540,00

PASSIVO NÃO CIRCULANTE
Empréstimos ________________ 100.000,00

PATRIMONIO LÍQUIDO
Capital Inicial ________________ 120.000,00
Reserva de Lucros _____________ 25.230,00


TOTAL ___________________ 343.440,00


Com base nas operações descritas a baixo, levante o balanço patrimonial em 01/02/2011 e faça a DRE:


01/01: pagamento de duplicatas em dinheiro no valor de 3.500,00;
03/01: venda de mercadorias a vista no valor de 8.900,00 (custo das mercadorias vendidas apurado em 3.280,00);
03/01: venda de mercadorias a prazo no valor de 17.380,00 (custo das mercadorias vendidas apurado em 9.680,00);
05/01: pagamento da parcela de empréstimo através de débito bancário no valor de 1.800,00;
08/01: pagamento do aluguel do estabelecimento no valor de 2.000,00;
09/01: pagamento da energia elétrica, água. Internet e telefonia nos valores de 680,00; 98,00 e 220,00 respectivamente;
09/01: venda de mercadorias a prazo no valor de 20.380,00 (custo das mercadorias vendidas apurado em 10.360,40);
10/01: venda de mercadorias a vista no valor de 10.180,00 (custo das mercadorias vendidas apurado em 3.846,40);
10/01: desconto de venda concedida na transação anterior no valor de 424,40;       
12/01: pagamento aos fornecedores no valor 7.890,00; pagamento realizado através de débito bancário:
14/01: recebimento de duplicatas no valor de 6.240,00;
17/01: pagamento de comissão sobre vendas no valor de 3.042,00;
20/01: pagamento de impostos no valor de 7.488,00;
21/01: compra de estoque a prazo no valor de 28.950,00;
24/01: vendas de mercadorias a prazo no valor de 25.680,00 (custo das mercadorias vendidas apurado em 12.554,00);
25/01: pagamento de honorários contábeis; segurança mensal; fretes e motoboy para serviços diversos no valor de 1.100,00; 1.200,00; 600,00 e 250,00 respectivamente;
26/01: pagamento de vales transporte e refeição nos valores de 1.560,00 e 2.665,00 respectivamente;
29/01: pagamento de salários no valor de 6.875,00 e encargos sociais no valor 550,00;

RESOLUÇÃO

Lançamentos Contábeis:

01/01
- D: Duplicatas a pagar
- C: Caixa ________________ 3.500,00
H: Pagto de duplicatas

03/01
- D: Caixa ________________ 8.900,00
- C: Receita com Vendas
H: Receita com Vendas a vista

- D: C.M.V.
- C: Estoques _____________ 3.280,00
H: Abatimento do estoque e registo do C.M.V.

- D: Contas a Receber
- C: Receitas com Vendas _________ 17.380,00
H: Receita com Vendas a Prazo.

- D: C.M.V.
- C: Estoques ___________________ 9.680,00
H: Abatimento do estoque e registo do C.M.V.

05/01
- D: Empréstimos
- C: Bancos c/movimento __________ 1.800,00
H: Pagto da parcela de empréstimo

08/01
- D: Despesa com Aluguel
- C: Caixa ________________________ 2.000,00 (como o exercício não citou, poderia ser caixa ou banco)
H: Pagamento do aluguel do mês

09/01
- D: Despesas Fixas
- C: Caixa ____________________ 998,00 (como o exercício não citou, poderia ser caixa ou banco)

- D: Contas a Receber
- C: Receita com Vendas ________ 20.380,00
H: Venda de mercadorias a prazo

- D: C.M.V.
- C: Estoques _________________________ 10.360,40
H: Abatimento do estoque e registo do C.M.V.

10/01
- D: Caixa
- C: Receita com Vendas _______________ 10.180,00
H: Venda de mercadorias a vista

- D: CMV
- C: Estoque _________________________ 3.846,40
H: Baixa do estoque e registro do CVM.

- D: Descontos Incondicionais
- C: Caixa ___________________________ 424,40
H: Desconto em vendas cedidas pelo pagamento a vista

12/01
- D: Fornecedores
- C: Banco c/movimento _________________ 7.890,00
H: Pagto de fornecedores

14/01
- D: Caixa
- C: Contas a Receber ____________________ 6.240,00
H: Recebimento de duplicatas

17/01
- D: Despesas com Vendas
- C: Caixa ______________________________ 3.042,00
H: comissão dos vendedores

20/01
- D: Impostos
- C: Caixa __________________________ 7.488,00
H: Pagto de imposto

21/01
- D: Estoque
- C: Fornecedores ____________________ 28.950,00
H: Compra parcelada de impostos

24/01
- D: Contas a Receber
- C: Receita com Vendas _________________ 25.680,00
H: Receita com vendas a prazo

- D: CMV
- C: Estoques __________________________ 12.554,00
H: Baixa do estoque e registro do CVM.

25/01
- D: Despesas Administrativas
- C: Caixa ______________________________ 3.150,00
H: Pagto de Despesas Administrativas

26/01 e 29/01
- D: despesas com Pessoal (Folha de Pagamento)
- C: Caixa _______________________________ 11.650,00


DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

Receita Bruta com Vendas ____________________________ 82.520,00
(-) CVM __________________________________________ 39.720,80
(-) Descontos Incondicionais/Abatimentos ________________     424,40
(=) Lucro Bruto ____________________________________  42.374,80
(-) Despesas com Pessoal (folha de pagamento) ____________ 11.650,00
(-) Despesas Tributárias (impostos) ______________________  7.488,00
(-) Despesas com Vendas (comissões) ____________________ 3.042,00
(-) Despesas Fixas ____________________________________2.998,00
(-) Despesas Administrativas ____________________________ 3.150,00
(=) Lucro Líquido do exercício _________________________ 14.046,80

BALANÇO PATRIMONIAL EM 01/02/2011


ATIVO
PASSIVO
ATIVO CIRCULANTE
Caixa Geral________________ 10.317,60
Fundo Fixo de Caixa__________ 5.000,00
Banco conta Movimento ______ 18.870,00
Contas a Receber ____________ 95.090,00
Estoques __________________  41.589,20

ATIVO NÃO CIRCULANTE
Moveis e Equipamentos ______ 22.380,00
Veículos __________________ 45.000,00
Terrenos __________________ 55.000,00
Aplicações Financeiras _______ 80.000,00

TOTAL __________________ 373.246,80
PASSIVO CIRCULANTE
Fornecedores ________________ 67.310,00
Duplicatas a Pagar ____________  29.920,00
Obrigações com Empregados ____ 18.540,00

PASSIVO NÃO CIRCULANTE
Empréstimos ________________  98.200,00

PATRIMONIO LÍQUIDO
Capital Inicial ________________ 120.000,00
Reserva de Lucros _____________ 39.276,80


TOTAL ___________________ 373.246,80


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Operações com Mercadorias

Resultado Bruto com Mercadorias: Resultado Bruto com Mercadorias, ou Resultado com Mercadorias é a Diferença total das Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas. O conhecimento desse resultado bruto é de grande importância para as empresas comerciais que trabalham com a Compra e Venda de Mercadorias; depois de apurado, adicionamos a ele as demais Receitas, e desta soma serão subtraídas as demais Despesas para se obter o Resultado Líquido. [ Resultado com Mercadorias = Vendas – Custo das Mercadorias Vendidas ]
Custo com Mercadorias Vendidas: Para o Resultado com Mercadorias ou o Lucro Bruto com Mercadorias deve-se deduzir do CMV – Custo com Mercadoria Vendida, com esse resultado acharemos o que alguns autores também classificam como “Margem de Contribuição”. A Equação para se chegar ao Custo de Mercadorias é: CMV= EI + Co – EF, onde EI quer dizer Estoque Inicial, Co quer dizer Compras e EF quer dizer Estoque Final, deve-se também incluir no custo das mercadorias vendidas o frete sobre compras caso o frete seja pago em nota separada, caso a empresa pague Frete sobre as compras em nota separada a Formula será: CMV = EI + Co + Frete – EF.
Inventário de Mercadorias: Inventário basicamente é uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na empresa ou então armazenados externamente, mas pertencentes a empresa. Os materiais disponíveis listados em um inventário podem ser utilizados na fabricação de bens mais complexos ou então eles mesmos podem ser comercializados, dependendo do negócio da empresa.
A origem da palavra inventário, vem da palavra inventarium, que era um termo Romano (latim) para designar um grande documento/lista onde se encontravam registrados os produtos dos armazéns.
A principal característica de um bom inventário são os detalhes. Quanto mais minucioso e mais preciso for um inventário, melhor ele cumpre o seu papel. É sempre interessante que o inventário contenha além do nome dos itens e da sua quantidade, também uma boa descrição destes itens. O Registro do Inventário de Mercadorias em livros é obrigatório para as empresas optantes do lucro real e não é obrigatória para as empresas dos demais regimes, contudo o inventário periódico de mercadorias é importância fundamental para a avaliação dos estoques. Contudo, mesmo para as empresas que não são optantes do lucro real elas devem mensalmente declarar para a receita estadual o movimento de suas mercadorias através de um inventário eletrônico chamado DIEF.


O Inventário de Mercadorias pode ser ainda de dois tipos: periódico e Permanente. O Inventário Periódico é feito quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante do nosso Estoque, e portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas, ou quando necessitamos apurar o Resultado obtido com a venda das Mercadorias, fazemos um levantamento físico para avaliar os estoques. O Inventário Permanente é feito quando a gerencia tem o interesse em manter o controle continuo do estoque e sempre paralelo com as vendas, dando baixa nas Vendas sempre através do valor real e atualizado do CMV.
Atenção também deve ser dada, por ocasião dos inventários, à mercadoria que está em trânsito do vendedor para a empresa, ou em trânsito da empresa para o comprador. Nesses casos, as condições contratuais e o momento exato da liberação é despacho é que vão determinar a inclusão ou não da mercadoria no inventário da empresa.
Na operação de Consignação, o consignante mantém a propriedade da mercadoria até que o consignatário a venda. Assim, quando aquele remete a mercadoria para este, não á registro de venda no consignante nem de compra no consignatário. Quando o consignatário vender a mercadoria, aí sim este fará, ao mesmo tempo, o registro da compra e, concomitantemente, o da venda. Tudo porque o consignatário poderá devolver a mercadoria e nada lhe poderá ser cobrado pelo consignante.
Métodos de Avaliação do Estoque: Atualmente existem quatro métodos utilizados para a avaliação dos estoques, o método PEPS, Preço Específico, UEPS e Média Ponderada Móvel.
a)      Método PEPS: O método PEPS quer dizer “O Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai”. Assim, à medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixa a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos as primeiras Unidades Compradas. Este método é muito utilizado pelas empresas sujeitas constantes altas em seu preço.
b)      Preço Específico: Quando é possível fazer –se a determinação do preço específico de unidade em estoque, pode-se dar baixa, em cada venda, por esse valor; com isto, no estoque final, o seu valor será a soma de todas os custos específicos de cada unidade existente. Esse método é muito empregado por concessionárias, imobiliárias e revendedores de carros.
c)      Método UEPS: O método UEPS quer dizer “O Ultimo que Entra é o Primeiro que Sai”. Este método é totalmente inverso ao PEPS, neste damos com custo o valor da última mercadoria entrada, assim, a Última a Entrar é a Primeira a Sair (UEPS). Esse Método é muito utilizado pelas empresas sujeitas a baixas de preços ou variações de moeda estrangeiras.
d)     Média Ponderada Móvel: Para Evitar o controle de preços por lotes, como nos métodos anteriores e para fugir aos extremos, existe a possibilidade de se dar como custo o valor médio das compras. Chama-se Ponderada Móvel, pois o valor médio de cada unidade em estoque se altera pela compra de outras unidades por um preço diferente. Assim, ele será localizado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existente.

Modelo de Ficha de Controle de Estoque:

Ficha de Controle de Estoque
Ueps
Automóveis Novos
Data
19x9
Entrada
Saída
Saldo
Quanti-dade
Valor Unitário $
Total $
Quanti-dade
Valor Unitário $
Total $
Quanti-dade
Valor Unitário $
Total $
1-9






30
40.000
1.200.000
2-9

10

42.000

420.000



30

10
40.000

42.000
1.200.000

420.000
3-9




3

42.000

126.000
30
7
40.000
42.000
1.200.000
294.000
4-9



7
21
42.000
40.000
294.000
840.000

9

40.000

360.000
5-9

5

41.000

205.000



9

5
40.000

41.000
360.000

205.000
6-9



5
5
41.000
40.000
205.000
200.000

4

40.000

160.000
Soma
15

625.000
41

1.665.000
4
40.000
160.000

Vendas Canceladas: As Vendas Canceladas são as vendas que por algum motivo teve que ser estornada após a sua conclusão. As vendas canceladas serão deduzidas diretamente da receita bruta com vendas.      
Descontos Incondicionais/Comerciais: Os descontos incondicionais são aqueles descontos que o vendedor concede ao comprador na hora da compra, esse desconto pode ser concedido pelo pagamento a vista ou como bonificação pelo volume da compra.
Tais descontos são diferentes de Abatimentos. Enquanto estes são concedidos após a venda, em função de avaria ou outro motivo descoberto a posteriori, os Descontos Comerciais já são contratados no ato da venda, quando ficam conhecidos em seu montante.
O procedimento mais comum é seu não-registro na contabilidade do comprador e do vendedor, com o registro da compra e da venda diretamente pelo valo líquido. Caso, porém, haja necessidade ou interesse da empresa em deixar registrados tais Descontos Comerciais, proceder-se-á com eles na mesma forma que no caso das Devoluções e Abatimentos, com a abertura de contas específicas de Descontos Comerciais sobre Vendas ou Descontos Comerciais Concedidos, para o vendedor, e Descontos Comerciais sobre Compras ou Descontos Comerciais Obtidos, para o comprador.
Descontos Sobre Duplicatas: O Desconto sobre duplicatas é uma bonificação que as vezes o vendedor concede ao comprador pela antecipação do pagamento das contas, é caracterizada como uma despesa financeira.
ICMS sobre as Compras: ICMS que dizer: Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto de competência estadual.
Incide sobre a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal, comunicações e fornecimento de energia elétrica.
Nem todas as mercadorias ou operações estão sujeitas ao ICMS: há casos de isenção e de não incidência previstos na legislação específica (Regulamento do ICMS de cada Estado brasileiro).
É considerado imposto por dentro, o que significa dizer que seu valor está incluso no valor das mercadorias. Assim, ao adquirir uma determinada mercadoria por R$ 1.000, com ICMS incidente pela alíquota de 17%, significa que o custo da mercadoria corresponde a R$ 830 e o ICMS, a R$ 170. Nesse caso, o total da Nota Fiscal será igual a R$ 1.000.
O ICMS incidirá sobre as compras quando o comprador trazer uma mercadoria de outro estado para comercialização. A alíquota do ICMS no estado é de 17%, como esse é um imposto não acumulativo, caso a empresa comprar uma mercadoria de outro estado com alíquota menor como São Paulo que é 12%, a empresa pagará apenas o diferencial da alíquota que é 5% (17% - 12%).  
ICMS sobre as Vendas: Na venda de mercadorias, caso a empresa seja optante do simples ela estará sujeitas a sua parte do ICMS correspondente em sua alíquota de ICMS, Caso não seja, suas vendas estarão sujeitas a nossa alíquota estadual de 17%. Diferente de outros impostos o ICMS é um imposto que pode ser repassado para consumidor final na nota. Caso um vendedor do Ceará vender mercadorias para um comprador de São Paulo, este comprador ficará com um crédito tributário de 5% em cima da nota fiscal.
Juros sobre Duplicatas: Os juros sobre duplicatas são aplicados como forma de punição pelo atraso no pagamento das mesmas. É classificada como receita financeira e enquadrada como receita não operacional.
Provisão para Devedores Duvidosos: A Provisão para Devedores Duvidosos é a mais comum das provisões do ativo. De suma importância para as empresas comerciais, devido a inevitável inadimplência de parte de seus clientes, a Provisão para Devedores Duvidosos contabilmente deve ser constituída com base em procedimento que reflitam verdadeiramente as perdas esperadas. Para tanto, faz-se necessário à consideração dos fatores de risco conhecidos a fim de estimar as perdas com contas a receber.
A Provisão para Devedores Duvidosos é conta do Ativo, possuindo natureza retificadora, uma vez que retifica a conta Clientes ou Duplicatas a Receber, como fim de apresentar o valor líquido provável de realização dos créditos em andamento. É debitada pela baixa dos títulos considerados incobráveis, em contrapartida à conta Clientes.
A conta Provisão para Devedores Duvidosos é creditada pelo valor da provisão constituída, em contrapartida a uma conta própria do Resultado do Exercício, classificada no grupo das Despesas Operacionais e comumente denominada Despesas com Devedores Duvidosos.
Gasto com Transporte, Armazenamento e Outros: O custo real de uma mercadoria adquirida não é somente o constante da nota fiscal, mas o resultante da soma deste com todos os gastos necessários para a colocação do produto em condições de venda. Normalmente, serão os custos de fretes os que aparecerão com maior frequência.

DRE de uma Empresa Comercial – Exemplo:

Demonstração do Resultado da Cia. C – Outubro de 20X0
Vendas Brutas         


14.000
(-) Devoluções

(.1.200)

(-) Abatimentos

(1.000)
(2.200)
Vendas líquidas


11.800
(-)  C M V:



Estoque Inicial

4.000

(+) Compras
14.500


(+) Fretes
1.000


(-) Devoluções
(500)


(-) Abatimentos
(800)
14.200

Soma

18.200

(-) Estoque Final

(3.500)
14.700
Prejuízo com Mercadorias


(2.900)
(+) Descontos Financeiros Obtidos


335
(-) Descontos Financeiros Concedidos


(180)
(-) Despesas Diversas


(1.500)
Prejuízo do Exercício


(4.245)